A partir do século XIX, surgiram as primeiras tentativas para organizar os elementos. Essas tentativas eram baseadas em observações experimentais das propriedades dos elementos até então conhecidos. No século XVII haviam apenas 14 elementos conhecidos, esse número aumentou para 33 no século XVIII, e 83 no século XIX, já no século XX foi para 112 elementos, atualmente contamos com 118 elementos, e esperamos que mais elementos sejam descobertos.
A primeira tentativa de organizar a tabela, é referida por estudiosos a Dalton, propulsor da Teoria atômica, suas anotações eram bem rudimentares, e baseadas em símbolos alquímicos, e também continham compostos em sua estrutura, como por exemplo a amônia, que até então acreditava-se que era um elementos químico, como podemos verificar nas imagens abaixo:
Mais tarde em 1829, o químico alemão Johann Döbereiner observou que determinados elementos tinham uma relação em comum em suas massas atômicas, tal observação foi denominada como Lei das tríades, basicamente, notou-se que havia uma média aritmética entre alguns elementos, e suas composições químicas também eram semelhantes.
Em 1862, Alexandre Béguyer
criou o Parafuso Telúrico,
onde foi exposto que os elementos se organizavam em ordem crescente de massa formando uma espécie de parafuso, obedecendo intervalos regulares, como é demonstrado ao lado:
Em 1864, surge a Leis das oitavas,
onde Alexander Reina Newlands notou que a disposição dos elementos eram semelhantes a notas musicais, onde organizando esses elementos em massa crescente em sequencia de oito, percebia-se que as propriedades do primeiro e do último era semelhantes.
A partir de 1869, o químico russo Dmitri Mendeleev, em seu laboratório organizava em coleções em forma de cartões as informações sobre os elementos químicos, e todas as vezes que descobria novas características desses elementos, ele mudava a ordem dos cartões, semelhante ao jogo de cartas chamado paciência, que por sinal era o favorito de Dmitri, através dessas movimentações, ele ainda conseguiu prever espaços de elementos que foram descobertos só posteriormente.
Em 1913, o físico Henry Moseley aferiu a frequência das linhas espectrais de raios-X em cerca de 40 elementos, e mediante aos resultados, sugeriu a organização dos elementos químicos pelo numero atômico, resultando na tabela periódica como nós conhecemos, organizada em ordem crescente do número atômico, isto é ,pelo número de prótons que representam os elementos.
Comments