Ligações Químicas diz respeito a junção dos átomos para formarem substâncias,
ou sejam quando os átomos se unem formam-se as ligações químicas, que podemos classificar da seguinte forma: Ligações iônicas; Ligações covalentes; Ligações metálicas.
Regra do Octeto
A teoria do Octeto origina-se de observações de Gilbert Newton Lewis, e Walter Kossel, sobre o comportamento dos gases nobres, ela afirma que:
“Muitos átomos apresentam estabilidade eletrônica quando possuem 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa).”
Sendo assim, o átomo tenta se estabilizar, doando ou compartilhando elétrons, o que gera então as ligações.
Ligação Iônica: realizada por cátions e ânions, ela se dá quando os átomos tem tendências opostas, ou seja, um tende a receber e outro a perder elétrons, podemos concluir dizendo que um precisa ter carga negativa e o outro positiva. Quando falamos de ligação iônica, podemos associar com a transferência de elétrons entre os átomos, geralmente encontramos compostos de ligação iônicas em estado sólido, e quando estes entram em contato com a água tende a conduzir corrente elétrica, eles também possuem um alto ponto de fusão e ebulição.
Ligação Covalente: podemos associar esse termo quanto há compartilhamento de elétrons para gerar moléculas estáveis, além disso para cada núcleo é doado pares de eletrônicos, nome referente a esses elétrons compartilhados.
Ligação Covalente Dativa: Quando um dos átomos possuem seu octeto completo, e o outro adiciona mais dois elétrons para ter estabilidade eletrônica, é o que denominamos como ligação covalente dativa.
Ligação metálica: Como o nome sugere é a ligação química entre metais, que são eletropositivos e possuem alta condução elétrica e térmica. Associamos esse termo quando há elétrons que chamamos de elétrons livres, que formam cátions, esses elétrons que são liberados na ligação metálica, forma uma nuvem eletrônica que faz com que os átomos fiquem unidos através da força que é produzida.
Referencia:
BATISTA, Carolina-Ligações Químicas, Toda Matéria<Disponivel em:Ligações Químicas - Toda Matéria (todamateria.com.br)
Comments