Nos tempos passados, foram denominados compostos inorgânicos tudo aquilo que era gerado através de sistemas considerados mortos, como substancias advindos de minerais por exemplo, já que os orgânicos seriam aquilo que era gerado através de coisas vivas. Hoje classificamos como compostos inorgânicos todas as substâncias que em sua composição tenham pelo menos dois elementos, e ainda não contenha cadeias de carbono, e também tenham ligações com o hidrogênio, com exceção a essa regra, temos o CO2 e Na2CO3, que são considerados compostos inorgânicos, mesmo com sua estrutura contendo carbono, porém suas ligações são diferentes.
Esses compostos inorgânicos geralmente são formados a partir dos ametais, ou do hidrogênio, normalmente ligados a átomos metálicos, porém podem ser formados por qualquer elemento da tabela.
Sais, ácidos, bases e óxidos
Bases : é quando as bases de "dissolvem" na água liberando íons em menor percentuais.
Hidróxidos: Junção de água com um óxido.
Ácidos: São compostos que possuem ligações covalentes reativos a água, ou seja, compostos iônicos, que formam soluções de um só cátion, que denominamos como hidrônio.
Sais: Os sais ao entrar em contato com a água tende a se dissociar, liberando bem poucos íons, o que ocorre é que pelo menos um cátion tende a diferenciar do H2O,e um ânion de OH.
Óxidos: São compostos formados por dois elementos, onde o oxigênio é o mais eletronegativo. Resultam da união de oxigênio com elementos que não são metálicos.
Mapa mental compostos inorgânicos:
fonte: Mapa Mental - Compostos inorgânicos | Bioquimica, Agua e sais minerais, Resumos enem (pinterest.com)
Referencias:
Compostos Inorgânicos-Resumo Escolar<Disponivel em: Composto Inorgânico | Resumo Escolar
FONSECA ,da Teixeira Bruna -Compostos inorgânicos- InfoEscola <Disponível em:Compostos inorgânicos - Química - InfoEscola.
Comments