top of page
Maisquequimica

Replicação do DNA

A Replicação do DNA é a sua duplicação, ou seja, a separação das duas fitas helicoidais formando outras duas fitas complementares, esse processo acontece na interfase, quando a célula esta se preparando para sua divisão. Este é um processo chamado semiconservativo, pois cada molécula de DNA possuirá, depois da divisão, uma fita antiga e uma fita nova.

Primeiramente as fitas de DNA são separadas por enzimas, como a enzima helicase, essas enzimas separam as fitas em vários pontos formando bolhas no DNA, a medida em que essas bolhas são formadas as bases nitrogenadas soltas no núcleo vão se ligando formando outra fita, basicamente um RNAm, chamada complementar, essas bolhas vão aumentando ate que a fita é completamente separada já ligada com sua nova fita.

Este processo é importante pois cada molécula de DNA irá para uma célula na divisão celular, conservando assim as características do individuo. Muitas enzimas fazem parte da duplicação, além de códigos de bases nitrogenadas para dar o start na ação ou para dar o stop, a divisão também possui uma sequencia certa, indo sempre do sentido 5' para o 3'.



1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page