O surgimento do homem, do planeta, da vida é um mistério que sempre gerou teorias e muito estudo no decorrer da ciência. Neste post vamos estudar algumas dessas teorias. Fixismo Essa teoria está relacionada à crença de um ou mais Deus, que deu origem a vida e controla tudo o que existe. As espécies sobre a Terra foram criadas já adaptadas sobre ao ambiente em que vivem, não tendo assim uma espécie em comum. Dentro dessa ideia há várias outras teorias que tentam explicar o surgimento das espécies, entre elas a Geração Espontânea: seu maior defensor foi Aristóteles ( imagem abaixo) ele dizia que a vida poderia ser gerada de objetos inertes, a partir de um princípio vital, essa teoria dominou a mente dos pensadores, esta teoria é classificada por abiogênese ( vida a partir da não vida ); Criacionismo: é a ideia de que um Deus todo poderoso criou tudo, as espécies já foram adaptadas ao ambiente e eram perfeitas assim como Deus é perfeito.
Evolucionismo Calada por muito tempo pela consolidação do pensamento fixismo, essa teoria ganhou espaço com os estudos de Darwin e Lamarck, ela assume a ideia de que as espécies não são imutáveis, ao contrário disso, ela sofrem mutações e se adaptam às mudanças do ambiente de forma lenta e gradual. Lamarckismo Lamarck, um naturalista francês, assim como a maioria da população da época acreditava que as espécies eram imutáveis, mas ao realizar um estudo com moluscos da Bacia de Paris, percebeu que as espécies sofrem mutações e assim escreveu seu primeiro livro a respeito chamado de "Philosophie Zoologique", 1809. Ele foi o primeiro evolucionista e seus estudos serviram de inspiração para as publicações de Darwin. Lamarck estabeleceu 2 leis, Lei do Uso e do Desuso - caso haja uma mudança no ambiente e surja a necessidade de utilizar mais um órgão, está vai se desenvolver, e se não ouvir mais a necessidade de algum outro órgão ele irá se atrofiar - de e a Lei da Herança de Caracteres Adquiridos - essa lei descreve que as mudanças sofridas nos órgãos são passadas geneticamente - a primeira lei é considerada em partes correta e a segunda já foi provada que está equivocada. Abaixo está sua fotografia:
Darwinismo Darwin foi um naturalista britânico que estudou a evolução, era conhecido como escritor e geólogo, com receio de publicar seus escritos sobre a teoria da evolução ele apenas contou para amigos, mas com a publicação dos estudos de Lamarck, ele foi impelido a publicar suas ideias, no livro "A Origem das Espécies", 1859. Neste livro ele introduziu a ideia de um ancestral comum que através de uma seleção natural foi se distinguindo. A Imagem abaixo é Darwin:
Teoria Sintética da Evolução
Também conhecida como Neodarwinismo, também conhecida como genética. As teorias de Darwin explicam grande parte dos problemas sobre espécies porém deixaram algumas lacunas na explicação. E é aqui que a Genética entra, e os experimentos de Mendel servem de grande ajuda nesse momento. Basicamente o que difere o Darwinismo do Neodarwinismo é as descobertas no campo da genética que foram acrescentadas a teoria da evolução e aos conceitos de seleção natural, mostrando que as "vantagens" para a sobrevivência são passadas de geração em geração pelo DNA.
Comentários