Mendel,1856 foi um monge que estudou os mecanismos de hereditariedade, devido a seus estudos ele é considerado "pai da genética". Seus experimentos foram realizados com ervilhas do tipo pisum sativum, pois essa espécie possui um ciclo reprodutivo curto além de produzir muitas sementes. Basicamente o que Mendel fez foi realizar a fecundação dessa ervilha até considerá-las pura, ou seja, com os mesmos padrões de características por seis gerações. Essas ervilhas "puras" Mendel começou a cruza-las, realizando uma polinização cruzada, e observou como as características eram passadas de geração a geração, com isso ele criou várias definições, como dominância e recessividade. Seus estudos e conclusões ficaram conhecidos como Leis de Mendel ou Genética Mendeliana.
1° Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores ou Moibridismo.
Mendel selecionou duas pisum sativum, uma de cor verde e outra de cor amarela , ambas puras, e realizou a polinização cruzada. Ele percebeu que 100% das ervilhas geradas eram de cor amarela. Logo após ele cruzou a segunda geração entre si e as sementes geradas eram a maioria ainda amarelas porém apareceram algumas verdes em uma proporção de 3:1 ( 3 amarelas para 1 verde). Ele concluiu que as ervilhas amarelas possuíam um fator de dominância sobre as ervilhas verdes. Essa lei determinou portanto que cada característica é formada por dois fatores diferentes que se separam na formação dos gametas, um dominante e o outro recessivo.
2° Lei de Mendel: Lei da Segregação Independente dos Genes ou Diibridismo
Neste segundo momento Mendel estudou a hereditariedade de duas características nas plantas, uma amarela e lisa e outra verde e rugosa. Como em seu primeiro experimento as ervilhas amarelas foras as dominantes ele esperava que assim continuasse, e ele estava certo. Realizando a auto fecundação da segunda geração, que era 100% amarela e lisa, suas "filhas" apareceram em proporção 9 amarelas e lisas, 3 verdes e lisas, 3 amarelas e rugosas e 1 verde e rugosas, como aparece na figura abaixo:
Assim Mendel iniciou os estudos que definem hereditariedade, em seus experimentos o monge nomeava como fatores, hoje temos as definições de genótipo, fenótipo, genes, entre outros.
Comments