top of page
Maisquequimica

Prática Docente Relacionada ao Ensino de Química

Não é novidade que um professor de ciências possui inúmeros desafios dentro da sala de aula, e para que este consiga ser bem sucedido no processo ensino-aprendizagem é necessário quebrar algumas barreiras e lutar com recursos que ele geralmente não possui.

Vamos começar falando dos recursos didáticos como laboratórios, compostos químicos e tecnologia, não é novidade que as escolas públicas carecem desses recursos, o que prejudica e muito na visualização da química, já que está é uma matéria prática. O docente presente neste cenário se vê diante de um desafio, encontrar meios práticos para que essa visualização aconteça. Vários professores utilizam de materiais que os alunos possui dentro de casa, como limão para representar um composto ácido, bicarbonato de sódio para representar a alcalinidade, filtros de café, frutas e outros objetos ou alimentos. Esse meio de trabalho é complicado mas rende frutos para quem decide aplicá-lo.

Outro modo de ensinar é utilizar a Aprendizagem Investigativa como já citamos, em outro post, que também rente bons resultados, instigar a curiosidade e direcionar uma boa pesquisa é uma habilidade que um professor de ciências precisa adquirir em nossos tempos. Essa didática consiste em conduzir uma aprendizagem utilizando pesquisas, onde o aluno e o professor construirá juntos os saberes, o tema da pesquisa geralmente é escolhido pelo aluno, com os conceitos abordados previamente ou não em sala de aula. Essa didática tem a observação dos fenômenos químicos como um modo de questionar e aprender.

E como um dos recursos principais para a docência em química está o diálogo acessível, um dos maiores impedimentos para a aprendizagem em ciências, seja ela quais for, é a linguagem que os alunos não compreendem, uma aprendizagem significativa deve ser apoiada em uma comunicação verdadeira, quem fala deve estar certo que está sendo compreendido e deve se certificar disso, perguntando sempre se os discentes estão entendendo e caso seja perceba que não, precisa ajustar a linguagem utilizada.

Esses são alguns dos meios de pensar em didática para o ensino de química, lembrando que o ensino tradicional, com aulas meramente expositivas e aplicação de provas mostraram que mais afastam os indivíduos da química do que aproximam, o construtivismo é o que está se mostrando mais eficaz, e seguindo seus métodos poderemos ser ótimos professores e ótimos alunos também, afinal o processo é ensino - aprendizagem.


3 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page