top of page

Projetos de Química para o Ensino Médio

Maisquequimica

DIÁRIO DE UM CIENTISTA



Uma das dificuldades que mencionamos no blog com relação ao ensino da química é o distanciamento da ciências com a vida real, além de que para ser um cientista/ pesquisador é necessário ser um gênio e isso é um dom quase que divino, sabemos que pensar assim é um erro então o primeiro experimento proposto para o Ensino médio é entrar na vida dos grandes cientista e imaginando ser eles criar um diário relatando suas descobertas, dificuldades e até curiosidades encontradas nas suas biografias . Abaixo segue alguns textos de alunos que participaram deste projeto realizado em uma escola particular de Juiz de Fora - MG em 2016.

"Vejamos uma passagem do material construído pela estudante Ana, relatando a vida do cientista Niels Bohr:

7/10/1913 – Querido diário, hoje faço 28 anos, ainda pensando como as coisas mudaram. Eu contribuí para a evolução dos modelos atômicos! Mas sei que isso pode mudar com o tempo. Alguns tempos atrás eu me matava estudando horas e horas, achei em certo ponto que não daria em nada… Eu acabaria concluindo nada. […]Eu penso que daqui a 100 anos as pessoas vão ver esse átomo e pensar “Qual o problema desse cara, ele não tinha nada melhor pra fazer da vida, não?” E esse cara sou eu. Mas eu espero que tenha pessoas interessadas que vão sentir “orgulho” pois elas fazem parte dessa história. (Ana)."


O relato acima foi realizado no ensino básico, porém tem grande aplicabilidade no ensino médio e também no EJA, para apresentar aos alunos conteúdos mais teóricos e mostrar que os cientistas eram pessoas comuns como eu e você e assim despertar o interesse dos alunos em trilhar esses rumos.


Referência:

CABRAL. Wallace Alves. ESCRITA EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2: A CONSTRUÇÃO DE DIÁRIOS DE CIENTISTAS. RB Educação Básica. 2006. Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/escrita-em-aulas-de-quimica-no-ensino-fundamental-ii-a-construcao-de-diarios-de-cientistas/


FEIRA DE CIÊNCIAS



Esta é uma ideia muito interessante e temos até mesmo uma matéria no site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com dicas e ideais para a realização da mesma. A feira de ciências pode ser uma oportunidade de aplicação de conteúdos interdisciplinares, ou seja, com interação de várias disciplinas, pode ser utilizada como um meio de avaliação para os profissionais que utilizam os métodos ativos de ensino-aprendizagem.

É interessante, com um bom planejamento, abrir a feira para a comunidade, criar um evento, podendo até mesmo inscrever os alunos em projetos de inovação e arrecadar fundos para a escola.


REFERÊNCIA:

DESPERTAR OS ESTUDANTES PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA É A PROPOSTA DA FeCEESP. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias



 
 
 

Kommentare


Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por MAIS QUE QUÍMICA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page