top of page
Maisquequimica

Catálise Heterogênea, Catálise Homogênea & Autocatálise

Utilizamos catalizadores para alterar o tempo de uma reação, simplesmente o catalisador é uma ferramenta que acelera ou diminui a velocidade da reação química, sem serem consumidos por ela, isso acontece porque ele consegue alterar determinados mecanismos das reações, que exigem uma menor energia de ativação. Existem vários tipos de catalisadores, o post de hoje será para explicar a diferença entre catálise heterogênea e catálise homogênea.


Catálise Heterogênea:

Definimos como catálise heterogênea como aquela que seu estado físico é diferente dos reagentes, e produtos, ou seja a reação possui mais de uma fase. Por exemplo quando observamos uma das etapas da formação de ácido sulfúrico, que gera como produto o trióxido de enxofre, os reagentes e produtos estão em estado gasoso, podemos perceber que é uma reação bem lenta, para acelera-la podemos adicionar um catalisador sólido que chamamos de pentóxido de divanádio (V2O5(S)), sendo assim, trata-se de uma catálise heterogênea.

Representação :


Catálise Homogênea:


Quando se trata de catálise homogênea, podemos definir como aquela em que o catalisador, os reagentes e os produtos de uma reação estão num mesmo estado físico, ou seja, pertencem a um sistema monofásico. Ainda usando o exemplo da formação do ácido do ácido sulfúrico, nesta mesma etapa que gera o trióxido de enxofre podemos adicionar outro catalisador para acelerar a reação, o dióxido de nitrogênio (NO2(g)), que assim como os reagentes e o produto, se encontra em estado gasoso, combinado com o dioxido de enxofre, gera um complexo ativado, ou seja um composto intermediário, que é monóxido de nitrogênio.

Representação:

catalisador complexo ativado

Etapa 1: 2 SO2(g) + 2 NO2(g)→ 2 SO3(g) + 2 NO(g)

Etapa 2: 2 NO(g)+ 1 O2(g) → 2 NO2 (g)

Reação Global: 2 SO2(g) + O2(g) → 2 SO3(g)


Autocatálise:

A autocatálise ocorre quando a própria reação gera a catálise, ou seja, conforme seus produtos são formados, a reação tende a acelerar a reação, é o que acontece com o cobre e o ácido nítrico, onde o catalisador é óxido de nitrogênio.

Representação:

catalisador

3 Cu(s) + 8 HNO3(aq) → 3 Cu(NO3)2(aq) + 2 NO(g) + 4 H2O(l) catalisador


REFERENCIAS:


FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Catálise Homogênea"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/catalise-homogenea.htm.


FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Catálise Heterogênea"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/catalise-heterogenea.htm.


FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Autocatálise"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/autocatalise.htm.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page