O Ensino Médio traz aos alunos uma certa expectativa e até mesmo um medo, algumas matérias são desmembradas e se tornam maiores, e isso gera um preconceito nos estudantes, é o que acontece com a matéria de Ciências que na passagem do Ensino Fundamental 2 se separa em três : Biologia, Física e a tão temida Química. Como já mencionamos em outros momentos aqui no blog, as ciências no imaginário popular acabam por ser um alvo inatingível e por pensar assim muitos alunos nem se dispõe a tentar aprender por ser considerada "difícil".
Um outro problema que a matéria enfrenta é a falta de base que, na verdade, é um reflexo de um aprendizado não efetivo durante o ensino fundamental 2, acaba que se torna uma reação em cadeia onde a falta de estrutura acompanha o aluno durante toda a vida escolar dele e isso inevitavelmente gera problemas na aprendizagem.
Diante de todo esses problemas, cabe ao professor do Ensino Médio desmistificar essa imagem de que aprender química, ou qualquer outra ciência, é utopia, e até mesmo reacender a chama da curiosidade e do descobrir que todos nascemos e aos poucos é apagada, em algum nível, pela sociedade.
Os reflexos que esses problemas causam podem ser enxergados até mesmo no mercado de trabalho, onde professores de exatas e ciências estão quase em extinção, não temos um investimento considerável do país para profissionais envolvidos em pesquisas, além da queda da procura em faculdades nessas áreas e o abandono por aqueles que mesmo com as dificuldades resolveram tentar entrar neste campo.
E é por esses e diversos outros motivos que nós, profissionais da educação e futuros docentes precisamos aproveitar ao máximo os três anos dedicados a nós no Ensino Médio, a fim de mostrar que a ciência é para todos e tentar mudar a triste realidade do nosso país.
REFERÊNCIAS:
CRAIDE, Sabrina. PESQUISA MOSTRA QUEDA NO INTERESSE POR CURSOS DE LICENCIATURA. Agência Brasil. 11/2007. Disponível em : https://www.google.com/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-11/pesquisa-mostra-queda-no-interesse-por-cursos-de-licenciatura%3famp
ESCOBAR, Heitor. ORÇAMENTO 2021 COMPROMETE FUTURO DA CIÊNCIA BRASILEIRA. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sofreu corte de 29%. Ministro vê situação "crítica" e teme corte de bolsa no CNPQ. Jornal da USP. 04/2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/orcamento-2021-compromete-o-futuro-da-ciencia-brasileira/
RIBEIRO, Alice. DO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO: UMA TRANSIÇÃO SEM TUMULTO. Nova Escola Gestão. 10/2012. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/311/do-fundamental-para-o-ensino-medio-uma-transicao-sem-tumulto
Comments