A distribuição eletrônica é a maneira com que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis energéticos ao redor do núcleo. Como já mencionamos anteriormente os átomos possuem camadas energéticas específicas, ao todo temos 7 camadas chamadas de K ou camada 1, L ou camada 2, M ou camada 3, N ou camada 4, O ou camada 5, P ou camada 6 e Q ou camada 7, organizadas de dentro para fora do átomo. Além das camadas temos também sub camadas que limitam quantos elétrons cabem dentro delas, chamadas de orbitais "s" com 2 elétrons, o "p" com 6 elétrons, o "d" com 10 elétrons e o "f" com 14 elétrons.
Para realizar a distribuição eletrônica de um átomo é necessário identificar o número atômico, pois se o átomo estiver em seu estado fundamental ele terá o número de prótons e elétrons iguais. Em seguida ter o conhecimento do diagrama de Linus Pauling, que ajudará nas regras da distribuição. O diagrama é realizado conforme a figura abaixo:
Cada nível possui a capacidade de abrigar a quantidade de elétrons total de cada subnível que ele possui, então a camada K pode abrigar 2 elétrons, L - 8 elétrons, M - 18 elétrons, N - 32 elétrons, O - 32 elétrons, P - 18 elétrons Q - 8 elétrons. Os elétrons vão ser distribuídos de acordo com a ordem crescente de energia, no diagrama isso é representado pelo sentido das setas.
Vamos para um exemplo :
A distribuição eletrônica do Al¹³
1s², 2s², 2p⁶, 3s², 3p¹
Na última camada podemos seria possível colocar 6 elétrons mas como o alumínio não possui 18 elétrons em seu estado fundamental colocamos a quantidade que falta na próxima camada, mesmo que essa fique incompleta.
留言