Quando acontece uma reação química, cada etapa da reação denominamos como reação elementar, essas reações elementares é o caminho que a reação percorre para finalmente chegar a reação que chamamos de reação global, ou seja, a reação global é a junção de todas as reações elementares. Todo esse caminho que a reação percorre, é o que chamamos de Mecanismo da reação.
Reações elementares:
Reações que ocorrem em apenas uma etapa são denominadas reações elementares. Sua molecularidade é a quantidade de moléculas reagentes. Listamos os principais tipos abaixo:
Reação elementar unimolecular: Cada molécula tem a possiblidade especifica de se decompor (ou isomerizar), em um determinado intervalo de tempo, a velocidade da reação é equivalente à quantidade de moléculas.
Primeira Ordem: d[A]=- k [A]
dt
Reação elementar bimolecular: A+B -> P
Velocidade da reação é equivalente ao número de encontros das moléculas A e B, que são equivalentes as suas concentrações. Apesar das reações bimoleculares terem cinética de segunda ordem, nem todas reações que são de segunda ordem podem ser classificadas como bimoleculares.
Segunda Ordem: d [A]= - k [A][B]
dt
Quando as reações tem somente um reagente, podemos dizer que ela é bimolecular:2A -> P
Segunda Ordem: 1 d [A]= - k [A]^2
-2 dt
ou d [A]= -2 k [A]^2
dt
Reações elementares consecutivas:
fonte: Prof. Harley P. Martins Filho - MECANISMO DAS REAÇÕES-UFPR-2020 <Disponível em: MECANISMOS DE REAÇÕES (ufpr.br)
Comments