Podemos definir como Energia de ativação (Ea),a energia mínima necessária para que ocorra a reação química, quando os reagentes entram em contato acontece uma colisão entre suas moléculas, gerando um composto intermediário, antes que se forme o produto. Este composto é o que denominamos como complexo ativado, que é a junção de todos átomos dos reagentes, que influenciado pela colisão favorável e a energia de ativação determinam a velocidade da reação, essa energia de ativação é interrompida somente quando o produto é formado inteiramente.
Existem algumas formas de analisarmos a Ea, sendo a mais comum através de gráficos como o exemplo abaixo:
O ponto mais alto da curva é quando se forma o complexo ativado, e o caminho da linha do eixo y, até a curva é onde podemos encontrar a energia de ativação.
Para encontrar o valor da energia de ativação é só subtrair o valor da energia no complexo ativado o valor da energia dos reagentes:
Ea= Hcomplexo ativado - Hreagentes
Quando reduzimos a energia de ativação aumentamos a velocidade da reação, para isso podemos utilizar catalisadores, que são colocados junto com os reagentes, participando da formação do complexo ativado, porém sem alterar a formação dos produtos finais.
o gráfico representa o caminho da reação com e sem catalisador, é possível observar que a energia utilizada na reação sem catalisador é bem maior do que na mesma reação com catalizador.
留言