O Atomismo é uma filosofia da natureza que é oriunda da Grécia e influenciada pela cultura indiana, sendo citada historicamente a partir do século V a.C., os atomistas presumiram que o universo era composto por átomos, e assim como a palavra grega sugere “atomon”, aquilo que não se destrói, não se divide. Leucipo e Demócrito, foram os filósofos propulsores dessa
ideia, eles foram os primeiros a levantar discussões e estudar a matéria, suas ideias teorizavam que a matéria constituía-se por pequenos corpos indivisíveis, que se movimentavam através de um espaço vazio sem fim.
Houve um outro filósofo que refutava o vazio e o movimento, Parmênides, negou essa teoria, pois segundo ele, tudo que existia era um monismo, ou seja, o inverso do dualismo, e tal monismo que formava ilusões de movimento. Segundo o atomismo filosófico, as partículas se agregam e desagregam mediante a lei de necessidade imposta pelo destino, sua agregação era o gerava vida e a desagregação era o que gerava morte, a alma também era constituída de partículas sutis, o oposto do corpo, já que teoricamente, possui partículas mais espessas.
O atomismo propõe o materialismo integral, e também que o vazio e o cheio são o que formam a realidade, além disso, outra teoria regia o atomismo, tal teoria salientava que a lei do universo é movida pela atração de semelhantes, ou seja, as espécies tende a se agrupar pelo seu igual. Nesse mesmo período Empédocles afirmava que o universo era composto por quatro elementos: Terra, Fogo, Ar e Água, mais tarde Platão propôs novos fundamentos a essa teoria, ele associou o uso de formas geométricas para evidenciar a composição da matéria, essa teoria foi denominado como Teoria Platônica.
Comentarios