top of page
Maisquequimica

Aprendizagem investigativa no ensino de Ciência Química

Uma grande preocupação no cenário educacional é como a aprendizagem cientifica tem chegado aos alunos, e é uma grande verdade que a Química tem sido considerada pouco atraente, e parte disso é resultado da longitude entre a realidade do estudante com as teorias, além da mistificação popular sobre o que realmente é a Ciência Química.

A aprendizagem investigativa, é uma grande aliada no ensino das Ciências em geral, pois ela permite através da sua abordagem uma construção mais significativa do conhecimento, uma vez que, a aprendizagem não fica focada somente nos saberes do professor, já que os alunos são instigados a pesquisar e a conhecer realmente o que está sendo abordado.

Dentro do ensino de Química, é muito interessante essa abordagem ativa, uma vez que a forma como essa metodologia é aplicada, gera uma vontade de aprender, descobrir novos conceitos, encoraja a aproximação e sequentemente a inserção dos alunos dentro do mundo cientifico, tirando a ideia que a aprendizagem cientifica está longe do seu cotidiano.



Um fator muito importante nesse processo é aproveitar o conhecimento que o próprio aluno possui, e construir um novo conceito a partir disso, desta forma, ele começa a enxergar a química de uma forma diferente. A experimentação através de aulas práticas, e a escolha dos materiais didáticos, devem ser coerentes e seguir uma lógica, ligada com os objetivos que o professor almeja alcançar.

A aprendizagem investigativa se aproxima muito com os métodos científicos de pesquisa, desta forma o aluno torna-se o agente principal da aprendizagem, e o professor é somente um mediador, sendo assim o estudante deve conseguir ver com clareza a diferença entre essa forma de aprender com os métodos tradicionais, ele precisa entender as teorias, e como elas podem ser modificadas através de novas descobertas, isso permite uma maior autonomia, e também gera uma troca de conhecimento, entre os próprios alunos, assim como entre aluno e professor, criando um vinculo de confiança, e estimulando a comunicação.

Nesse processo, a interdisciplinaridade é muito importante, pois ela permite o uso de novos meios, advindos de outras áreas do conhecimento, anulando a ideia comumente semeada que o conhecimento é fracionado, já que todas as coisas de certa forma acabam interligadas.

Outro fator que a interdisciplinaridade pode favorecer também é o tempo de aprendizagem, que é muito relevante, pois o projeto deve ter um planejamento que permita ao aluno uma maior exploração dos conteúdos ,e o uso de ferramentas propicia esse contato.


Referencia Bibliográfica: BIANCHINI Thiago Bufeli; ZULIANI,Silvia Regina Quijadas Aro -Utilizando a Metodologia Investigativa para diminuir as distâncias entre os alunos e a Eletroquímica, Ensino e Aprendizagem - EAP -II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências,2010. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0374-1.pdf

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page