No ambiente educacional existem diversas metodologias de ensino, uma delas é Aprendizagem investigativa, tal método é uma ferramenta que promove a interdisciplinaridade, facilitando a construção do conhecimento. Através dessa metodologia é possível reaproveitar saberes pré-existentes dos alunos e construir o conhecimento cientifico, nesse novo modelo, o professor tem a função de mediador, deixando o antigo papel, onde era o centro da aprendizagem, desta forma, ele torna-se um orientador que auxilia os alunos na construção do conhecimento.
Além disso, a Aprendizagem Investigativa pode ser utilizada com outras metodologias, o que permite ao docente uma melhor abordagem, podemos citar a ABP(Aprendizagem Baseada em Problemas).
A aprendizagem investigativa, juntamente com a ABP, tem contribuído para despertar o interesse do aluno, que acaba desenvolvendo autonomia, e se tornando um individuo critico, além de aumentar a motivação em aprender. Esse modelo de aprendizagem, permite que o aluno aprenda a partir de uma situação-problema, ou através de resoluções num panorama investigativo, onde são levantados as seguintes questões:
O que nós já sabemos sobre o problema apresentado?
O que nós precisamos saber?
De que forma podemos encontrar as informações necessárias?
Desta forma os alunos são encorajados a questionar, discutir e a pensar em novos métodos que possibilitem a resolução do problema apresentado, e consequentemente vão construindo o conhecimento. É importante ressaltar também, que o aluno e professor se tornam mais próximos, pois, essas metodologias ativas, permitem uma relação de troca e confiança entre ambos.
Comments