Existem muitas teorias sobre a origem da vida no planeta Terra, sintetizamos abaixo um resumo das principais teorias sobre como que a vida veio a existir.
Criacionismo: Muitas teorias especulam sobre a origem da vida, uma delas é o Criacionismo, onde várias religiões e culturas associam a um criador divino.
Panspermia: Anaxagóras , afirmava que a vida surgiu a partir de sementes que poderiam ser obtidas em todo universo, tal hipótese ganhou força em 1830,quando os químicos Thenard, Vauquelin e Berzelius encontraram compostos orgânicos em amostras de meteoritos, fortificando a ideia que a vida na terra poderia ser oriunda de diversos lugares do universo, e os meteoritos seriam o meio de transporte para essas partículas. Apesar da astronomia ter avançado muito em seus estudos , a Panspermia não é uma teoria comprovada.
Abiogênese: Essa teoria é muito antiga, ela afirmava que a vida provém de uma estrutura não viva, também denominada "Teoria da geração espontânea" , Aristóteles foi um dos propulsores dessa ideia , quando ele observava o surgimento de larvas nos alimentos expostos. Na Abiogênese, a vida é um principio ativo da natureza.
Biogênese: Essa teoria é o oposto da abiogênese, pois afirmava que a vida se origina através de um ser vivo, alguns experimentos foram realizados pelos cientistas Francesco Redi, Lazzaro Spallanzani e Louis Pasteur, e muitos aderiram a essa idéia, porém, ela não explica como surgiu o primeiro indivíduo vivo. Um dos experimentos utilizados para contestar a abiogênese, foi denominado "Experimento sobre geração de insetos" , onde foi comprovado que as larvas em restos orgânicos não era originadas espontâneamente, e sim através de ovas de moscas.
Teoria da Evolução Molecular: A Teoria da Evolução Molecular ou Teoria da Evolução Química é a mais aceita atualmente, acredita-se que a origem da vida na Terra primitiva, deu-se através de reações químicas a partir da abiogenêse, e essas reações geraram moléculas complexas, gerando a vida.
Hipótese de Oparin e Haldane: Os pesquisadores Oparin e Haldane, propuseram que a Terra apresentava atmosfera diferente, e vários fatores influenciaram para que se originasse vida. Segundo eles a superfície era extremamente quente, e atmosfera era composta por amônia, metano, hidrogênio e vapor, além disso recebia descargas elétricas e radiação ultravioleta oriunda do sol, o que foi determinante para que houvesse reação dos elementos ,gerando assim aminoácidos e compostos orgânicos.
Sopa Primordial: Sopa Primordial é o nome que foi dado aos aminoácidos e compostos orgânicos que geraram as primeiras formas de vida, ou seja, acredita-se que essa mistura foi o início da vida no planeta Terra.
Miller e Urey Miller e Urey foram dois pesquisadores da Universidade de Chicago que em 1953, comprovaram através de um experimento a hipótese de Oparin e Haldane, eles recriaram as condições primitivas da Terra e do oceano, verificando que sim era possível produzir compostos orgânicos e aminoácidos no cenário anteriormente proposto.
Comments